Projeto Fortalecendo a Resiliência promove evento de encerramento com escolas e comunidades

Na manhã de ontem (11), o Projeto Fortalecendo a Resiliência realizou seu evento de encerramento, na Casa da Educação Visconde de Mauá, com a participação de 130 pessoas, dentre elas a equipe executora do Projeto, representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Defesa Civil e Ações Voluntárias, estudantes, diretoras e professoras das dez escolas da rede pública participantes, além de membros dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudecs e moradores dos territórios de Petrópolis onde o Fortalecendo a Resiliência aconteceu nos últimos 15 meses. Durante o encontro, os participantes compartilharam e celebraram as experiências deste ano de atividades, interagiram entre si e pactuaram interesse e compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado. Na ocasião, também foi lançada a publicação Nossas Escolhas, Nossa Voz, Nossa Vez, o guia metodológico da experiência do Projeto, cuja estrutura traz os próprios participantes como narradores do processo de aprendizagem.

Para Tião Guerra, que coordenou o Projeto Fortalecendo a Resiliência, com Roberta Dutra e Rodrigo D’Almeida, que coordenaram e realizaram as atividades com os Nudecs e escolas, respectivamente, este encontro foi mais um pacto do que um encerramento. “Ouvindo as pessoas falarem aqui hoje, percebemos o nível de tomada de consciência e de amadurecimento que adquiriram e, com o protagonismo e a emoção na postura dos jovens, temos a certeza de que a terra é fértil e basta cultivar para florir. O sentimento não é de fechamento, mas de celebração, onde estamos pactuando o florescer de uma cultura da redução de risco no município com diversos atores comprometidos”, comemora Tião.

Marcia de Palma, Subsecretária Municipal de Educação, esteve no encontro e celebrou com o grupo este ano de atividades. Em suas palavras, expressou a importância da continuidade no que as escolas vêm construindo. “Este Projeto é o início de um longo trabalho que Petrópolis precisa fazer para esta e para as próximas gerações para aprendermos a conviver e nos prevenirmos dos riscos que nossa cidade oferece. Temos informação, mas não temos a cultura da prevenção e da preparação. Queremos que esta questão se torne uma política pública continuada, dentro das escolas. E a responsabilidade de dar continuidade é de todos nós”, avalia Marcia.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil a Ações Voluntárias, parceira na implementação do Projeto, declara a relevância da proximidade da instituição com a população para a redução dos riscos de desastres no município. “Por determinação do prefeito Bernardo Rossi, queremos aproximar ainda mais a Defesa Civil da população, que conhece as dificuldades e os problemas que precisamos enfrentar. Essa parceria com a população é fundamental para que o trabalho de prevenção seja realizado com sucesso”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Ao final do evento, cada participante levou consigo um exemplar da publicação e todos os presentes autografaram o Guia Nossas Escolhas, Nossa Voz, Nossa Vez (disponível para download no final da página).

Sobre o Projeto Fortalecendo a Resiliência

Fortalecendo a Resiliência aos Desastres na Região Serrana do Rio de Janeiro é um projeto realizado com o apoio do Instituto C&A, coordenado pela ONG internacional Save the Children, implementado, no Brasil, pelo Instituto Fonte, tendo como parceiros estratégicos a Prefeitura Municipal de Petrópolis, através das Secretarias de Defesa Civil e de Educação, e a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – Esdec.

Realizado em Petrópolis, de outubro de 2016 a dezembro de 2017, promoveu a formação de redes comunitárias de gestão de risco de desastres (GRD), com capacitação e integração entre comunidades escolares e Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudecs, em dez territórios do município, envolvendo um público direto de aproximadamente 500 pessoas, na Posse, Pedro do Rio, Araras, Estrada da Saudade, Bingen, Morin, Alto Independência, Itaipava/Vale do Cuiabá, Corrêas/Nogueira e Centro (24 de Maio).

Fortalecendo a Resiliência faz parte também de uma pesquisa mundial em Redução de Risco de Desastres (RRD) que engloba cinco países: China, Índia, Bangladesh, México e Brasil, sendo que no Brasil, o projeto ocorre apenas em Petrópolis.

O guia do Projeto pode ser baixado aqui!