Profides

IF_Logotipo PROFIDES_color

O Profides é um programa de formação que busca ampliar o sentido, a qualidade e a relevância das ações de profissionais do campo social. É o primeiro curso teórico-prático no Brasil voltado à leitura, compreensão e intervenção em processos de desenvolvimento social.

A intervenção proposta está relacionada ao fortalecimento pessoal de profissionais do campo social e político-institucional das organizações em que estão inseridos.

Entre os objetivos do Profides estão a qualificação da compreensão, além da análise crítica dos fenômenos e práticas de desenvolvimento; a intervenção, de forma criativa, em situações de mudanças complexas ou em momentos tensos e conflituosos; e a facilitação de diálogos entre diferentes atores. 

A quem se destina?

A profissionais com questões relacionadas às transformações sociais nascidas de seu trabalho ou sobre a responsabilidade por promover mudanças no contexto em que atuam e que:

  • possuam alguma trajetória social em movimentos sociais, ONGs, negócios sociais, fundações e institutos empresariais, governo ou empresas;
  • ou que atuem como profissionais autônomos na condução de grupos e na facilitação de processos individuais ou coletivos e com perspectiva de continuidade de atuação no campo do desenvolvimento.

Estrutura do Programa

Com duração de 10 a 12 meses, o programa é dividido em cinco módulos, com duração de quatro dias imersivos, com intervalos aproximados de dois meses entre eles, intercalados por atividades intermódulos que totalizam 256 horas de estudo.

Cada módulo tem um tema principal, uma questão a ser investigada, experimentada e praticada. 

É desejável que cada participante reserve pelo menos quatro horas semanais individuais para práticas de observação, estudos, reflexão, composição de textos e/ou outra sistematização.

O que se aprende na prática?

O Profides procura desenvolver um modo orgânico de compreender e atuar em situações/contextos de desenvolvimento, sendo capaz de auxiliar:

  • na compreensão dos fenômenos sociais e a analisar criticamente as práticas de desenvolvimento (incluindo a sua própria);
  • na intervenção em situações de mudança, de forma criativa;
  • na condução de situações complexas, momentos tensos e conflituosos;
  • na facilitação de diálogos;
  • no fomento de sua própria aprendizagem, assim como a de pessoas, de grupos e de organizações.

Quais os temas do Programa?

Módulo 1

O que é desenvolvimento? Como minha atuação se relaciona com isso?

Módulo 2

Como ocorrem as mudanças? Como mudar valores nas relações sociais? Quais os desafios e prazeres que as pessoas e organizações vivem na mudança?

Módulo 3

Como ler processos de desenvolvimento? Quais as conexões entre os diversos elementos do contexto? O que é preciso fazer para compreender o todo?

Módulo 4

Como intervir em processos de desenvolvimento? Como fortalecer a autonomia e a liberdade?

Módulo 5

Como continuar aprendendo? Que ações transformadoras quero conduzir?

Qual a origem do Profides?

É comum, no dia-a-dia de nossa prática profissional, diante da complexidade e contradições do mundo e das relações, sucumbir a uma forma gerencial de atuação, buscando manter tudo sob controle, gerando insatisfações e frustações. Nessas situações, profissionais que atuam com desenvolvimento normalmente se perguntam:

  • em um contexto de retrocesso de direitos,como ajudar a sociedade civil a se enxergar, se questionar, se repensar e se fortalecer efetivamente?
  • como podemos nos tornar conscientes do nosso jeito de ver e de pensar e de como esse pensar marca nossa forma de atuar no mundo?
  • como podemos desenvolver nossa capacidade de perceber a vida em processos sociais? como tornar a minha prática profissional mais humana?
  • como lidar com a pluralidade, sem perder a individualidade, respeitando a diversidade de pessoas e de cada processo social?
  • como podemos desenvolver respeito por aquilo que está em gestação, num vir a ser, em uma pessoa, grupo, comunidade ou organização?
  • como melhorar a minha escuta e a minha capacidade de ler as diferentes realidades?
  • como entender resultado relacionando-o a processo em um caminho de desenvolvimento?
  • o que é mudança? o que é crescimento? o que é desenvolvimento?

Para lidar com inquietações dessa natureza, o Instituto Fonte criou o programa Profides – Profissão: Desenvolvimento! como espaço de formação capaz de provocar um profundo percurso de reflexões e experimentações com pessoas que lidam, em sua prática, com temas relacionados a transformações sociais.

Fenomenologia como abordagem

Para respeitar e atender à vida. Goethe olhava tudo como verbo – ou seja, como atividade – e em constante transformação: do girino ao sapo, do feto ao corpo humano plenamente desenvolvido, da semente à árvore. Percebia a vida sempre em interconexão e constante metamorfose. Fazia isso com rigor científico, para atender aos mais elevados padrões de ciência de sua época, muitos deles em vigor até hoje.

Cunhou o termo Morfologia (o estudo da forma) para designar sua ciência – e como Bill Bywater adianta, também a chamou de “delicado empirismo”. Anos mais tarde, ela passou a ser chamada de Fenomenologia (Goetheana para diferenciá-la das demais vertentes da fenomenologia).

Aplicada ao mundo social, político, cultural, econômico, essa ciência está no centro do Profides, como abordagem metodológica e como um convite a um ‘estilo de viVER a vida’. Ela nos lembra de tomar todos os campos sociais como fenômenos singulares, vivos, orgânicos e também em constante transformação.

Essa habilidade de se relacionar com os fenômenos como ‘coisa’ viva, transborda em nossa prática profissional, em nossas relações interpessoais, em nossa vida pessoal íntima de formas surpreendentes, trazendo genuinidade, prazer e realização ao nosso fazer. Sendo assim, o Profides se apresenta como promotor de uma prática que não se esgota na ferramenta, no instrumento, na técnica; portador de altíssimo rigor e sabor, ele atua em nosso comportamento.

O Instituto Fonte acompanha os fluxos de interesse em seus programas de formação para definir os inícios de novas edições.
No momento, o Profides: Profissão Desenvolvimento não tem previsão para uma próxima turma.
Mas, caso queira integrar uma nova edição do programa, preencha o Formulário de Interesse.

Agradecemos! E esperamos, em breve, nos encontrar!
EQUIPE INSTITUTO FONTE