Quem somos

O Instituto Fonte

Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social nasceu em 2002, fruto da fusão de duas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e com finalidade social e missão semelhantes: o Instituto Christophorus e o F.O.N.T.E. – Fomento Nacional para o Terceiro Setor.
Com o intuito de potencializar a ação de ambas surge, então, o Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, com maior abrangência de atuação e força institucional. A transição para a nova fase teve o apoio da Ashoka Empreendedores Sociais, a partir de 1998. Outros importantes apoiadores de projetos e iniciativas no período foram o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), principal apoiador financeiro dos projetos Gestão e o Manuais e Cordaid Foundation, parceiro no projeto Quanda.

IF_Simbolo_PB_positivo

MISSÃO

Nutrir e fortalecer práticas de desenvolvimento social que promovam transformações na sociedade.

 

VISÃO

Ter uma comunidade de profissionais de desenvolvimento que partilham valores éticos e princípios metodológicos para o trabalho social.

VALORES

Empatia, transparência, comprometimento, colaboração, diálogo e confiança

Desenvolvimento

Para o Instituto Fonte, desenvolvimento é um processo vivo que acontece da prática de cada um. Estruturas, recursos, estratégias, escolhas éticas, políticas, todos os aspectos críticos para o desenvolvimento, dependem de como as pessoas percebem o mundo, compreendem a si mesmas e se relacionam. As melhores intenções e os recursos mais potentes não são capazes de gerar transformações sustentáveis sem que as práticas individuais e coletivas sejam qualificadas: observar, refletir, relacionar melhor para criar mais. É neste lugar que o Fonte atua, ajudando indivíduos, grupos e organizações a desenvolverem uma leitura mais acurada das situações e contextos, facilitando processos de transformação interna e inovação social, desenhando intervenções que podem mudar realidades para melhor.

Consultoras Associadas

Conselho Estratégico

Rede de Profissionais Parceiros Alexandre Randi (ale.randi@gmail.com), Helena Gomes (helenamagalhaesgomes@gmail.com), Luciana Petean, Mariangela Paiva (paivamariangela@gmail.com), Martina Rillo Otero (martina.rillo@gmail.com), Pilar Cunha (pilar.cunha@gmail.com), Rogério Magon (rmagon@terra.com.br), Tião Guerra (tiao62@gmail.com).

Organizações Parceiras Ficas (Fundo Internacional Sócio Ambiental) - http://www.ficas.org.br/ ; GRA (Grupo Recife de Aprendizagem); Noetá - https://www.noeta.com.br/

Equipe de Apoio Lilian Romão - comunicação (lilian@institutofonte.org.br)

Relatórios