Projeto Fortalecendo a Resiliência é destaque no encerramento da Semana Estadual de Defesa Civil

O Projeto Fortalecendo a Resiliência integrou o evento de Apresentação do Programa de Aplicação Estratégica para Redução de Risco de Desastres (RRD) do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se do enceramento da Semana Estadual de Defesa Civil, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil – Sedec. Na ocasião, prefeitos dos 92 municípios fluminenses e respectivos dirigentes municipais de Defesa Civil conheceram o Plano de Emergências e o Plano Verão 2018 para enfrentamento das chuvas no estado do Rio, além de alguns produtos/ferramentas de RRD para apoio aos municípios.

O Projeto Fortalecendo a Resiliência, realizado em Petrópolis, de outubro de 2016 a dezembro de 2017, foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil como uma experiência bem sucedida e, portanto, será apresentado como “boa prática em RRD”, com potencial de replicação, especialmente em escolas e interação com comunidades. O evento está acontecendo hoje (05) no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio de Janeiro.

Sobre o Projeto Fortalecendo a Resiliência
Fortalecendo a Resiliência aos Desastres na Região Serrana do Rio de Janeiro é um projeto realizado com o apoio do Instituto C&A, coordenado pela ONG internacional Save the Children, implementado, no Brasil, pelo Instituto Fonte, tendo como parceiros estratégicos a Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio das Secretarias de Defesa Civil e de Educação, e a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – ESDEC. O projeto tem o objetivo de estimular redes comunitárias de gestão de risco de desastres (GRD), com capacitação e integração entre comunidades escolares e Nudecs, em dez territórios: na Posse, Pedro do Rio, Araras, Estrada da Saudade, Bingen, Morin, Alto Independência, Itaipava/Vale do Cuiabá, Corrêas/Nogueira e Centro (24 de Maio). Fortalecendo a Resiliência faz parte também de uma pesquisa mundial em RRD que engloba cinco países: China, Índia, Bangladesh, México e Brasil, sendo que no Brasil, o projeto ocorre apenas em Petrópolis.

Informação à imprensa
Thaís Ferreira
thatha_ferreira@hotmail.com
(24) 9.8808-9720