Escola da Juventude entre os finalistas do Prophetic Economy Award
Os três primeiros selecionados recebem um prêmio e apresentam suas iniciativas em novembro, na Itália
A Escola da Juventude está entre os 13 finalistas do Prophetic Economy Award (Prêmio de Economia Profética). Esta competição é parte do evento internacional Economia Profética 2018, que acontecerá em Castel Gandolfo, Itália, de 2 a 4 de Novembro.
Os três vencedores, que serão apresentados até o final deste mês, recebem um prêmio e terão os custos de viagem e hospedagem cobertos para apresentarem seus projetos durante a atividade na Itália. A proposta pretende dar visibilidade e reconhecimento aos diversos agentes de mudança que, guiados por uma visão ousada, somada à inventividade, ao diálogo e à criatividade, desenvolvem soluções sustentáveis para os problemas ambientais e sociais do nosso tempo.
Os projetos precisam seguir uma abordagem integral, envolvendo desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, inclusivo e sustentável, ou seja, com proposta para garantir a dignidade de cada pessoa, respeitando os limites ambientais. A competição é organizada colaborativamente com a Economia de Comunhão (Movimento dos Focolares – PAFOM), ATD Forth World, Associação Papa João XXIII, Comunidade Nomadelfia, Slotmob, Movimento Climático Global Católico, World of community and family e Teens4Unity.
Escola da Juventude: Curso de Empreendedorismo Social é um projeto do Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, realizado em parceria com a Fundação Arconic, Ponto Cidadão, Polo Ginetta, Escritório do Empreendedor de Igarassu e a empresa Itamaracá Transportes.
O projeto se propõe a ser um espaço de formação para 40 jovens, na faixa etária de 16 a 29 anos e trabalha habilidades sociais, ajuda a desenvolver capacidades de liderança, protagonismo e empreendedorismo. Além disso, as formações procuram valorizar as potencialidades da juventude, como criatividade e idealismo, para favorecer um olhar empreendedor capaz de promover seu próprio desenvolvimento e da comunidade.
Helena Rondon, idealizadora e coordenadora da ação, conta que foi uma grande alegria fazer parte dos 13 finalistas. “Isso representa o reconhecimento da força e da vontade da juventude local em criar seu próprio projeto / trabalho e renda e abrir possibilidades para que a comunidade onde vive possa desenvolver-se”, conta.
Nesta edição, a “Escola da Juventude – Curso de Empreendedorismo Social” abordou temas para cultivar, despertar ou impulsionar qualidades e habilidades empreendedoras capazes de influenciar e promover o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável. A ideia consiste em estimular a participação cidadã e o empreendedorismo, a partir de abordagens comuns ao Instituto Fonte, como a descoberta do potencial de cada jovem e do fazer em grupo, com olhar sensível para o processo de desenvolvimento do contexto em que vivem. “A visibilidade e quiçá o recurso
financeiro deste premio vai ajudar a colocar de pé, a tornar esses sonhos uma realidade. São 11 projetos que estão aguardando uma chance para mudar vidas”, completa Helena Rondon.
Assista ao vídeo do projeto
Ainda é possível participar do evento. Veja mais informações em:
Prophetic Economy Event: www.propheticeconomy.org
O objetivo da Escola da Juventude é o de criar um ambiente propício para que jovens
- possam conhecer e aprofundar suas compreensões sobre suas comunidades e a complexidades das relações e questões que a permeiam;
- possam conhecer e discutir sua própria condição de jovem, o papel de cada um face ao seu próprio desenvolvimento e face ao desenvolvimento de suas comunidades;
- tenham espaços para descobrir e aprimorar suas capacidades e habilidades de liderança e de empreendedor, colocando-as a serviço de seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade, e
- tenham oportunidades de se experimentarem e melhores condições de atuar, em suas próprias vidas, com a plenitude de seus potenciais.
- criem e desenvolvam seu projeto para atuar no mundo de forma empreendedora.
Sobre a região
De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, a população da região da Mata Norte do Estado de Pernambuco conta com um total 30.635 jovens na faixa etária de 16 a 29 anos. No entanto, a maioria dos projetos realizados na região contempla outros públicos, prioritariamente crianças.
As alternativas de educação profissionalizante (Cursos do SENAC e do IFPE – Instituto Federal de Pernambuco) surgiram para contribuir no preenchimento das oportunidades de trabalho e renda oferecidos pelas empresas estabelecidas na região nos últimos anos.
A transformação econômica radical aconteceu com a implantação do Polo
Industrial de Goiana, que inclui a indústria, farmacoquímica, vidreira e automotiva. A intensa transformação ocorre, principalmente, pela chegada da nova fábrica de automóveis da Fiat. É uma região de forte cultura canavieira, que teve nos últimos seis anos seu PIB elevado em 203%.
O projeto acontece em parceria com funcionários da empresa Arconic (por meio da Fundação Arconic) e o apoio da organização Ponto Cidadão e a empresa Itamaracá Transportes.
Quer entrar em contato, escreva para: escoladajuventude@