Escuta NE encerra sua segunda edição com boas colheitas
*FOTO: Oficina de Escuta na Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé – IDESQ / Projeto São José
O Lab Escuta Ceará encerrou, no último dia 03, as atividades do programa Escuta Nordeste – Edição 2018/2019. O encontro aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, e contou com a presença de profissionais de sete diferentes organizações do Estado.
Suzany Costa e Saritta Falcão Britto foram as consultoras do Instituto Fonte responsáveis pela condução do encontro. Entre outros objetivos, o Lab Escuta é a atividade que proporciona o encontro das organizações e oferece uma vivência de troca e escuta ativa entre os participantes, a partir de um exercício de escuta capaz de contribuir com processos de desenvolvimento institucional.
O Escuta Nordeste é um programa do Instituto Fonte que está em sua segunda edição. Em dois anos, um total de 11 organizações da sociedade civil do Ceará recebeu uma escuta organizacional, usufruindo de uma ação capaz de propiciar um mergulho em suas práticas institucionais.
Boa colheita: Fruto desse trabalho, em 2019, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ), uma das organizações integrantes do Escuta NE, convidou o Instituto Fonte para desenvolver um processo de escuta qualificada com outras 10 associações comunitárias e rurais participantes do Projeto São José. Com características diversas e espalhadas por diferentes municípios da região metropolitana de Fortaleza, norte, litoral, sertão central do Ceará, a ação envolveu comunidades remanescentes de quilombo, pescadores, assentados, mulheres indígenas e grupos de mulheres rurais.
As oficinas, desenhadas e facilitadas pelas consultoras Saritta Falcão e Suzany Costa, tiveram como foco a origem, identidade e práticas organizacionais. Estimular um momento de reflexão capaz de auxiliar essas organizações a mergulharem em conversas institucionais generativas acerca do seu desenvolvimento e futuro esse foi um dos objetivos da ação.
- O que tem gerado desenvolvimento?
- E o que não tem gerado desenvolvimento?
- Que questões desafiam o futuro da organização?
Somado a isso, as dinâmicas de Escuta organizacional procuraram apoiar organizações na compreensão e aprendizagem sobre suas práticas institucionais, com base na prática social reflexiva, tentando olhar para aquelas que ajudam ou prejudicam o desenvolvimento.
Suzany Costa, uma das consultoras que idealizou o Escuta Nordeste, explicou que as oficinas de escuta representaram um momento de aprendizado e troca, uma oportunidade para conhecer um pouco do fazer da cada organização. “Foi possível adentrar num universo rico de identidades, cultura, desejos e força para o desenvolvimento produtivo e social de comunidades rurais no Ceará . Nesse sentido, nós do Instituto Fonte estamos conscientes que contribuindo com essas OSCs para olharem para o que fazem, expandimos nossa leitura do mundo ao ter contato com tanta diversidade de ações e ideias. Nossa gratidão ao Idesq e a equipe do Projeto São José”, completou.
Sobre o Idesq :: Há mais de 35 anos, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) atua no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza, com a qualificação de aprendizes. Oferece aos jovens da comunidade a oportunidade do primeiro emprego e a inserção digna no mercado de trabalho.
O Programa Escuta :: é uma ação desenvolvida pelo Instituto Fonte e que propõe escutas qualificadas para organizações da sociedade civil ou de projetos sociais. É fruto de uma demanda muito sensível de instituições interessadas em formas diferenciadas de debater sobre sua realidade e práticas, ao mesmo tempo em que construíam entendimentos sobre seu lugar diante de um contexto social tão complexo como o atual. Possui uma metodologia embasada na Prática Social Reflexiva, capaz de lidar com as diferentes dinâmicas e práticas das OSCs, além de construir um ambiente seguro de fala, escuta e trocas entre as pessoas que dão vida a essas iniciativas.
O Instituto fonte agradece à gestão do CEU por disponibilizar o espaço e participar deste momento e as organizações participantes do Escuta NE 2018/2019.
Aguarde! O Instituto Fonte está planejando a primeira edição do Escuta Sudeste.
Você gostaria de propiciar um espaço de escuta qualificada em sua organização. Procure o Instituto Fonte! Será uma alegria escutar vocês!