Diálogo do Projeto Avaliação no Centro-Oeste
A “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os desafios do monitoramento e avaliação em nível local” foi o tema do Diálogo, que aconteceu em Brasília, no dia 27 de setembro, no Auditório do IPOL/UnB.
- Como a apropriação da agenda 2030 pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento local?
- Que processos de M&A dos ODS, suas metas e indicadores fazem sentido?
- Qual é o papel e o potencial da localização dos indicadores?
Acesse aqui as apresentações dos convidados:
Paulo Jannuzzi (professor convidado da UnB e ex-Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social), apresentou a experiência da SAGI/MDS na construção de painéis de indicadores e na capacitação de gestores municipais;
Ana Cristina Matos (Oficial de Monitoramento e Avaliação do UNICEF), apresentou a experiência e metodologia do SELO-UNICEF e sua contribuição para que as ideias e conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cheguem ao nível municipal de forma simples e aplicável.
Diva Irene da Paz Vieira (Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa – NIDEP – SESI/PR), tratou da experiência com o http://www.portalodm.com.br/, atualização para os ODS e o acesso aos indicadores por parte dos municípios.
O Diálogo é uma iniciativa do Projeto Avaliação, do Instituto Fonte, em parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e o FICAS, que está percorrendo todo o Brasil para debater temas desafiadores relacionados à avaliação e desenvolvimento social. Essa edição também contou com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prpgrama das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Serviço Scoail da Indústria (SESI), Universidade de Brasília (UNB), com o apoio da Fundação Itaú Social.
Serviço:
Data: 27.09.2016
Local: Auditório do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB) – Prédio IPOL\IREL – Brasília/DF
Horário: das 08h30 às 17h30.