Inscrições abertas para a oficina Delicado Ativismo
Mais uma parceria de consultoras integrando as atividades da Escola de Formação da Ação Educativa. Agora, Ana Paula Giorgio e Flora Lovato se reúnem para a oficina Delicado ativismo: uma prática radical de promover mudança, nos dias 08 e 09 de novembro.
A atividade traz a tona a reflexão sobre a coerência, ambiguidades e incertezas entre o fazer e o pensar do ativismo, com base na intervenção social para a mudança a partir da abordagem fenomenológica desenvolvida por J.W. Goethe.
Muitas pessoas que trabalham com transformação social têm buscado desenvolver uma prática que zela pela profundidade e singularidade de cada fenômeno com que se relacionam. O discurso – apaixonante – das organizações sociais voltadas à mudança fala disso o tempo todo.
Querem agir de forma humana e consistente, sem simplificar a complexidade que encontram no seu entorno. Querem uma prática que faz emergir a distinção e não a separação, que preste atenção nas sutilezas e ajude a agir no mundo, não sobre o mundo. Essas mesmas pessoas se sentem enredadas pelo “automático”, pressionadas pelo tempo, levadas a solucionar as questões com as quais se defrontam e mantendo inalterado exatamente aquilo que querem mudar no mundo.
Será que somos capazes de olhar de frente para nossa prática e ver o que ela nos revela sobre o que de fato estamos trazendo pro mundo? O que muda no mundo a partir da minha prática? Onde está a vida – o novo – e onde está o automático – o velho – naquilo que eu faço?
Esta oficina foi desenhada para ajudar essas pessoas a manter viva dentro de si uma prática que supere essas ambiguidades e incertezas. Uma prática que pede que estejamos “acordados” para a coerência entre nosso fazer e o nosso pensar, para as formas de pensar que constroem liberdade e vida, que compreendem os fenômenos ao invés de buscar resolvê-los. Uma prática que, para ser assim, pede que nós mesmos sejamos assim.