Profides 2019
A mudança necessária é tão profunda que se costuma dizer que ela é impossível. Tão profunda que se costuma dizer que ela é inimaginável. Mas o impossível está por vir. E o inimaginável nos é devido”. (Paul B. Preciado)
Um momento complexo, num mundo complexo e repleto de contradições. Isto é o que vivemos hoje. Frente a isso, há a tendência a sucumbir e passar a atuar de forma gerencial, buscando manter tudo sob controle, o que gera insatisfações as mais diversas. Nessas situações, é comum profissionais que atuam com desenvolvimento se perguntarem:
- Em um contexto de retrocesso de direitos, como ajudar a sociedade civil se articular efetivamente?
- Como podemos nos tornar conscientes do nosso jeito de ver e de pensar e de como esse pensar marca nossa forma de atuar no mundo?
- Como tornar a minha prática profissional mais humana? Como podemos desenvolver nossa capacidade de perceber a vida em processos sociais?
- Como lidar com a pluralidade, sem perder a individualidade, respeitando a diversidade?
- Como podemos desenvolver respeito por aquilo que está em gestação, num vir a ser, em uma pessoa, grupo, comunidade ou organização?
- Como melhorar a minha escuta e a minha capacidade de ler as diferentes realidades?
- O que é resultado? Qual a relação entre processos e resultados?
- O que é crescimento? O que é desenvolvimento?
- Porque as pessoas não conseguem viver suas vidas plenamente?
PROFIDES – Profissão: Desenvolvimento! – é um programa inovador de formação continuada que procura ampliar o sentido, a qualidade e a relevância das ações de profissionais que atuam em ONGs, movimentos sociais, no setor público ou privado. É dedicado aos que estão interessados em buscar – e também construir colaborativamente – a arte da intervenção social a partir de uma perspectiva mais humana e orgânica.
É composto por um conjunto de atividades com o objetivo de criar espaços cuidados para a análise crítica e qualificação das práticas de desenvolvimento social no Brasil.
É um processo profundo, delicado e interativo em que os temas e conteúdos são abordados cada vez em maior profundidade, oportunizando novos níveis de compreensão a cada vez que são explorados. Os períodos de aprendizado formal em grupo – que serão vivenciais e individuais ao mesmo tempo – serão intercalados com períodos de prática real em campo (e também de reflexão sobre essa prática). Se baseia, assim, no envolvimento real dos participantes consigo mesmos e com os outros. O programa desenvolve capacidades de facilitação do diálogo entre diferentes atores; de enfrentamento de situações tensas e conflituosas; de intervenção criativa em situações de mudança; de fomento da aprendizagem de pessoas e organizações entre outras.
Quem deve participar?
- Quem tem questões quanto às reais transformações sociais nascidas de seu trabalho;
- Quem tem alguma trajetória social (em ONGs, movimento sociais, governo ou empresas) e perspectiva de continuidade de atuação em desenvolvimento;
- Quem se sente responsável por promover mudanças no contexto em que atua;
- Quem está disposto a trazer suas experiências e aprender com elas.
O caminho:
O programa não é teórico – embora várias teorias deem-lhe corpo – e é baseado na experiência e no envolvimento real dos participantes consigo e com os outros. Conta com atividades a serem desenvolvidas entre os módulos que buscam desenvolver atenção disciplinada e compreensão genuína sobre os fatos e demanda que os participantes tenham uma prática social à qual possam se referir e da qual possam aprender.
São cinco módulos presenciais de quatro dias cada um, com intervalos aproximados de dois meses, intercalados por atividades intermódulos, num total de 256 horas de estudo. Os módulos são compostos por trabalhos em grupo, reflexões individuais, debates e plenárias, estudos dirigidos, análises de casos, produção de textos, exercícios vivenciais e de observação, além de atividades artísticas com intencionalidade pedagógica.
módulo I :: 10 a 13 de Abril de 2019
O que é desenvolvimento?
módulo II :: 05 a 09 de Junho de 2019
Como ocorrem as mudanças?
módulo III :: 07 a 10 de Agosto de 2019
Como ler processos de desenvolvimento?
módulo IV :: 16 a 19 de Outubro de 2019
Como intervir em processos de desenvolvimento?
módulo V :: 04 a 07 de Dezembro de 2019
Como manter-se aprendendo?
Investimento
- O programa custa:
- R$ 7.000,00 por participante (para um número mínimo de 20 participantes);
- R$ 5.400,00 por participante (para um número mínimo de 26 participantes);
- R$ 4.700,00 por participante (para um número mínimo de 30).
- Esse valor pode ser pago por módulo ou por mês durante a realização dos módulos. Os acordos financeiros são parte do engajamento com o programa e serão acompanhados por todo o grupo.
- Esses custos incluem a facilitação de Flora Lovato e Tião Guerra, os materiais, despesas de transporte e acomodação dos facilitadores.
- Esses custos NÃO consideram despesas de deslocamento e acomodação dos participantes. As hospedagens custam por volta de R$ 200/dia em quarto duplo e os encontros serão realizados em locais próximos de São Paulo – (até cerca 3 horas de São Paulo). Espera-se que os participantes apoiem a busca e a gestão da logística de realização dos eventos.
- Muitas pessoas podem não ser capazes de arcar com esse valor. O programa, por enquanto, não possui financiamento externo. Os participantes podem ajudar uns aos outros ou ajudar com ideias e ações em relação à captação de doações ou patrocínios. O orçamento geral será compartilhado com os participantes de tal forma que os custos sejam abertos e transparentes a todos, na crença que os participantes desse programa são maduros e comprometidos o suficiente para assumir o programa como algo “deles” e reconhecer que o programa pode não acontecer sem o compromisso de todos. Se você puder ajudar, o Grupo de Coordenação apreciará sugestões e ideias que você tiver, bem como qualquer ajuda que você possa oferecer.
Conheça os facilitadores:
Flora Lovato: Consultora e facilitadora de processos associada ao Instituto Fonte desde 1999. Integrou a diretoria da organização de 1999 a 2007 e a de 2015-2016. É graduada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, escola em que realizou também seus estudos de pós-graduação. Foi gerente geral da Fundação Iochpe por cinco anos e há 18 vem trabalhando em processos de desenvolvimento junto a diferentes iniciativas sociais. Co-facilita programas de formação tais como Artistas do Invisível (ao lado de Allan Kaplan, consultor sul-africano vinculado à Proteus Initiative) e Profissão: Desenvolvimento, programa voltado ao desenvolvimento da prática de intervenção no desenvolvimento social realizado pelo Instituto Fonte. É facilitadora convidada na Pós-Graduação “Reflective Social Practice” realizada pelo The Proteus Initiative de Cape Town, África do Sul, em parceria com o Crossfields Institute, de Londres, na Inglaterra e a Alanus University de Bonn, Alemanha. Coordenou diferentes publicações, entre elas os sete títulos da Coleção Gestão e Sustentabilidade, editada pela Editora Global e Instituto Fonte em 2001. É fellow da Fundação Kellogg, do BoardSource e do CDRA (Community Development Resource Association), organização junto à qual cursou o Fellowship Programme, programa avançado com foco em intervenção social. Gosta muito de se perder nos diferentes bairros de São Paulo, cidade em que viveu os seus 60 anos de vida. Adora receber amigas e amigos de forma acolhedora, observar e desenhar plantas em particular, além de fazer amigurumis para seus sobrinhos. Contato: flora@institutofonte.org.br
Tião Guerra: Consultor Associado do Instituto Fonte, desde 1999. Pedagogo dedicado ao desenvolvimento do ser humano enquanto indivíduo e em grupos. Desde 1979 trabalha com instituições e movimentos sociais, em especial as que atuam no âmbito da infância, juventude e desenvolvimento comunitário. Atuou como educador formal em escolas desde 1980. Fundou o Instituto de Educação de Nova Friburgo em 1985, e foi o diretor da escola de aplicação do mesmo. Fundou a Associação Crianças do Vale de Luz em 1988, mantenedora de duas Escolas Waldorf público-comunitárias e um Centro de Formação de Professores Waldorf, onde desenvolveu habilidades de gestão organizacional e de apoio ao desenvolvimento de pessoas e de organizações sociais. Em 1996, começou a atuar como consultor de processos de desenvolvimento social. Foi coordenador Regional (Região Serrana do Rio de Janeiro) da FIA/RJ ‐ Fundação para Infância e Adolescência, em 2002. Realizou estágios na área educacional na França, Suíça e África do Sul. É graduado em pedagogia, com especializações em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social. De 2007 a 2011, prestou assessoria parlamentar (ALERJ) na área de projetos de desenvolvimento. Em 2017, compartilhou seu tempo profissional com grupos muito interessantes: Coordenador do projeto Fortalecendo a Resiliência em Comunidades da Região Serrana do Rio de Janeiro (C&A Foundation e Save the Children); Jardim Escola Michaelis/RJ; Departamento Nacional do SESC, Área de Desenvolvimento Comunitário; Avo – Meaningful Branding; JLT Seguros; UNICEF/RJ. É docente na graduação “Pedagogia da Liberdade” e consultor eventual em diversas potentes iniciativas socioculturais por aí… Também aprecia muitíssimo caminhar, é músico, leitor e escritor https://cartasdofundo.wixsite.com/site e acredita no contato consigo mesmo, com a natureza, com a arte e com o outro como estilo de vida, abordagem de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social. Tem 56 anos, é pai de seis filhos maravilhosos e mora em sua malinha de viagens. Contato: tiao@institutofonte.org.br
Entre em contato: contato@institutofonte.org.br – 11 3032-1108
Despertou seu interesse?
O Instituto Fonte, ao longo dos anos, tem procurado acompanhar os fluxos de interesse em seus programas de formação para definir os inícios de novas edições.
No momento, o Profides: Profissão Desenvolvimento, ainda não tem previsão para uma próxima turma.
Mas, caso você tenha interesse em integrar uma nova edição do programa, preencha o Formulário de Interesse!
Agradecemos! E esperamos, em breve, nos encontrar!
EQUIPE INSTITUTO FONTE