Pracatum e a valorização dos saberes percussivos do Candeal

Dando seguimento em sua jornada pelo Nordeste, o Instituto Fonte chegou na Bahia (de Todos os Santos) para facilitar a elaboração do plano de ação do Centro de Tecnologia Social da Pracatum, nos dias 26 e 27 de novembro.

Recentemente criado, o centro recebeu o apoio do Programa de Fomento do Instituto Itaú Social e vai fortalecer, reconhecer e valorizar os saberes percussivos a partir da experiência vivida pela Pracatum no território Candeal.

O plano pretende ser uma ferramenta para impulsionar a implementação e lançar este centro para o mundo. Para Helena Gomes, consultora que tem acompanhado todos os processos junto a organizações sociais nordestinas, esse foi um trabalho bem desafiador. “Apesar da nossa equipe pequena, a gente se esticou e com muita emoção e debates, colocamos muitos quereres numa panela só”, explicou.

A escritora e antropóloga Goli Guerreiro, que está cuidando da iniciativa do Centro de Tecnologia Social da Pracatum, conta que ele representa o desafio de aprofundar a pesquisa sobre os saberes percussivos que se delineiam no Território Candeal.

O encontro da equipe com a consultoria do Instituto Fonte permite que ideias brotem e metas mais refinadas se desenhem coletivamente. É muito rico observar o instrumental das consultoras e usufruir dele para se reposicionar frente aos desafios do CTS e também se enxergar como parte do todo Pracatum. É um processo de imersão que gera fertilidade.

Goli Guerreiro

Sobre a Pracatum

A Associação Pracatum Ação Social – APAS foi fundada em 1994 e realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. A Pracatum surge da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida através da música, resgatando a herança cultural do Candeal e aproveitando elementos da realidade local para promover a transformação socio-economica.

Conheça mais o trabalho da Pracatum!