Nordeste em tempos de mudanças e novos ares

Mesmo mantendo sua atuação em todo o Brasil, o Instituto Fonte encarou uma importante mudança neste ano de 2023. Pela primeira vez, após mais de vinte anos de atuação, a organização arrumou as malas de sua sede administrativa rumo ao Nordeste. Agora, divide o espaço com a anfitriã FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), em Recife, Pernambuco.

A mudança veio com ares que já faziam parte das transformações que o Instituto estava vivendo, como uma proximidade muito grande com organizações de base que atuam no território nordestino. “A sensação de estar morando no coração de movimentos sociais, cruzando com atores que são referência de mudança e luta, é parecida com aquela de quando fomos morar na Ação Educativa”, explicou a consultora, moradora de Olinda, Saritta Falcão Britto.

A casa, que já foi residência de Dom Helder, parece estar sempre aberta para receber as pessoas e dialogar com as organizações, de acordo com Helena Rondon, também consultora do IF e moradora de Recife. Para ela, “é um espaço bonito e repleto de histórias de luta”.  

As consultoras do Instituto Fonte e sua rede de parceiros permanecem espalhadas por todo o Brasil, atuando para o desenvolvimento social e oferecendo consultorias em gestão, avaliação, planejamento, monitoramento, formação e facilitação de processos para organizações, seus gestores, equipes e públicos.

Integrantes da FASE: Luiza de Marillac Melo (coordenadora), Rosimere Nery (educadora), Sarah Vidal e Ieda Valeriano (colaboradoras)
Consultoras do Instituto Fonte, Saritta Falcão Brito e Helena Rondon.

“Nos últimos anos, o Fonte tem sido mais provocado a atuar junto aos de movimentos sociais locais e nacionais. Isso tem enriquecido muito nosso ativismo delicado e ampliado nossa missão no campo social brasileiro”. (Saritta Falcão Britto, consultora)

Quer conhecer mais sobre a FASE e sua atuação, acesse: https://fase.org.br/pt/