Somos uma comunidade de aprendizagem em PMAA?

Uma comunidade não pode florescer em uma vida dividida. Muito antes de uma comunidade assumir uma forma e uma aparência externas, ela deve estar presente como uma semente num self íntegro: apenas se estivermos em comunhão com nós mesmos poderemos encontrar a comunidade com os outros”. (Parker Palmer, em Tudo sobre o amor, de Bell Hooks)

Inspiradas pela mensagem de Parker Palmer e ao som do Samba da Utopia, foi dada a largada do encontro “Somos uma comunidade de aprendizagem em PMAA?”, que reuniu diversas organizações da sociedade civil (OSCs), em São Paulos, nos dias 25 e 26 de abril de 2023, que integram a parceria entre Instituto Fonte e Pão para o Mundo. O encontro debateu, a partir de vivências e trocas de experiências, temas presentes no dia a dia das OSCs, como o planejamento, monitoramento, avaliação e aprendizagem.

Desenvolver uma comunidade de aprendizagem envolve muitos fatores. Por um lado, existe a necessidade de criar laços laços, afetos, confiança, escutas e cuidados coletivos, naturais em um processo onde a coletividade é um diferencial. Por outro, o coletivo vivencia formas de estudo com muita criatividade e experiências de compartilhamento de histórias de pessoas e de organizações. E, a partir desse formato, é possível fortalecer o interesse por um espaço coletivo de construção do conhecimento.

Essas são pequenas amostras de algumas das reflexões vivenciadas neste grupo de pessoas e de organizações repletas de histórias, de belezas, de tradições, de conhecimento e de afetos, que fizeram parte dos dois dias de formação, 25 e 26 de abril, na sede da Ação Educativa.

As formações fruto da parceria de Pão para o Mundo e Instituto Fonte acontecem há mais de dois anos e envolvem vários temas de interesse das organizações apoiadas no Brasil, em assuntos relacionados ao planejamento, monitoramento, avaliação e aprendizagem. Esse foi o primeiro encontro presencial de formação desde o início das atividades.

Estiveram conosco: Inesc, PACS, CAA, Cria, Assessoar, Capina, Ibase, Aspta, Ceseep, Fundo Brasil, Koinonia, Terra de Direitos, CPT-PR, CPT Nacional, CNMP, CPT-MT, Instituto Cultivar, CESE, Ação Educativa, FLD, Terramar, Abong, SOF, Fase, Cebi.