Cultura de doação em tempos de pandemia

O encontro Conversas que fortalecem deste mês de novembro contou com a presença de 18 participantes de organizações do Nordeste e Sudeste do Brasil, que compartilharam suas experiências sobre cultura de doação.

Perguntas como “O que é mobilização de recursos” ou “O que te motiva a doar?” guiaram os debates em torno de ferramentas, desafios e sugestões construídas pelas organizações sociais sobre o tema.

As conversas trouxeram aspectos sobre como as organizações, principalmente diante da pandemia do Covid-19, tiveram que aprender sobre as novas tecnologias como possibilidades de captação e mobilização de recursos, como as plataformas de crowdfunding ou com o uso adequado das redes sociais. Ainda assim, destacaram o cuidado necessário ao dialogar sobre esse assunto com diferentes públicos. Cada segmento tem uma forma de contribuir ou doar, e as organizações sociais precisam saber “o que” e “como” pedir para cada segmento, como empresas, pessoas físicas, comunidade. “É muito importante cuidar da construção de relações para qualquer processo de mobilização de recursos”, explicou Andrea Saul, facilitadora do encontro pelo Ficas.

Outro a aspecto destacado durante o encontro foi a importância de organizar diferentes tipos de campanhas de acordo com a atuação da organização, mas também de acordo com o momento. Foram citados exemplos como apadrinhamento, doações em espécie (alimentos, materiais), realização de bazares e gincanas. Mas, em 2020, várias organizações precisaram criar campanhas específicas para lidar com as necessidades mais urgentes das pessoas, como, por exemplo, para arrecadação de cestas básicas para comunidades que sofreram com a redução de renda durante a pandemia.

O próximo encontro: As conversas que fortalecem de dezembro será destinada a uma avaliação, que também dará base para o planejamento de 2021. Voltaremos com mais informações em Janeiro. Aguarde!

 


 

Que tal ajudar a fortalecer a cultura de doação?


Dia 01 de dezembro é o Dia de Doar (https://diadedoar.org.br/). Organizações de todo o Brasil estão participando. Este é um momento importante para entender como é possível contribuir com iniciativas sociais de todo o Brasil.

A campanha do Instituto Fonte é destinada para as Conversas que fortalecem, para viabilizar os encontros em 2021 e fortalecer esse espaço mensal de trocas, escuta qualificada e cuidado, permitindo que as organizações construam caminhos para suas questões a partir do diálogo e da troca.

Quer contribuir? Faça sua doação e indique uma organização para participar das Conversas que Fortalecem em 2021.

Instituto Fonte – CNPJ: 03.212.812/0001-99
Banco Itaú (341) – AG: 0444 – C/C: 08346-3