Processos que nos desafiam

Nos últimos anos, o Instituto Fonte tem procurado fazer de sua comunicação um processo de reflexão, de aprendizagem e de compartilhamento dos significados das assessorias que desenvolve ao lado de outras organizações da sociedade civil.

Dessa vez, gostaríamos de falar um pouco de um processo que representou múltiplas aprendizagens nos campos do planejamento, monitoramento, avaliação e facilitação de processos, realizado em parceria com a Cáritas do Brasil. Em seus quase 70 anos de existência, a trajetória desta organização destaca-se por sua ampla capacidade de articular a participação e a escuta de agentes que compõem sua rede atuação, em todo Brasil. E a realização da Assembleia é um momento relevante de interação com essas vozes e exige muito cuidado em sua preparação, pois sinaliza novas forças de atuação e o reforço da estratégia para os próximos anos, assim como é o encontro para também celebrar conquistas.

Abertura da Assembleia Cáritas 2023

Em 2023, o Instituto Fonte foi responsável por realizar a assessoria ao Comitê de Formação, que pensa a forma como os diálogos ocorrem durante a Assembleia. Conduziu a revisão do sistema de monitoramento da organização, que auxiliou na construção da programação e das dinâmicas, na produção do Guia Metodológico do Participante e esteve à frente da orientação das atividades realizadas no segundo dia de Assembleia, debatendo e levantando propostas sobre como desenvolver o tema da “Sinodalidade na luta por direitos e justiça socioambiental”, foco de estudo da organização para o território brasileiro no ano de 2024. Dois materiais foram fruto das atividades: o Cordel para celebrar as conquistas da organização e Carta para o Futuro da Cáritas, direcionada para a gestão dos próximos três anos.

Ju da Paz é a consultora responsável pela assessoria junto à Caritas Brasil. Seu olhar, como condutora do processo, destaca o caráter participativo da organização em todos os processos que desenvolve e o valor que dedica para a voz de seus colaboradores, parceiros e toda a rede de ação que integra e articula. “A Cáritas me desafia no desenvolvimento de metodologias capazes de ampliar, ou mesmo reforçar, a participação. É o que eles chamam internamente de ‘ampliar a tenda’, isto é, criar formas de favorecer a participação das pessoas, com confiança e cuidado”, explicou a facilitadora.

Grupos de trabalho

Este ano a programação distribuiu-se em três dias de atividades e incluiu um momento para visitas aos locais onde a Cáritas desenvolve projetos, como Mariana e Brumadinho, onde tem desenvolvido ações muito próximas das famílias que estão sofrendo diretamente as consequências dos dois desastres ambientais da região.

Para o Instituto Fonte é sempre um aprendizado desenvolver formatos participativos de planejamento e avaliação em uma organização tão ampla, tanto em quantidade de pessoas com as quais dialoga, como também com a amplitude regional de cada ação que implementa.

Quer conhecer alguns resultados da Assembleia, acesse o Guia do Participante, a Carta para o Futuro da Cáritas e o Cordel de Celebração das Conquistas da organização.

Fotos: Acervo Cáritas Brasileira, da Assembleia e de algumas visitas realizadas aos projetos.