Sistematização de práticas como processo de aprendizagem 

Olhar para sua própria caminhada pode ser uma experiência muito rica e transformadora. E, nesse sentido, procurando entender os passos dados, caminhos percorridos, desafios superados e objetivos alcançados, o Instituto Fonte está trabalhando na sistematização do Profides: Profissão Desenvolvimento.

São 12 anos de programa, divididos em nove diferentes edições, que envolveram mais de 200 participantes de todo o Brasil. Além de toda a revisão de conteúdos e metodologias, esse processo também está provocando importantes momentos de diálogo com os ex-participantes, parceiros e consultores do Instituto Fonte.

Um desses momentos aconteceu no mês de agosto, já na reta final sistematização. Coordenadores de diferentes edições do programa estiveram reunidos para refletir conjuntamente e trazer suas percepções acerca de compreensões sobre o desenrolar do Profides, a partir do que foi mudando e se confirmando durante sua trajetória.

Em breve, os conteúdos estarão disponíveis para pessoas e organizações interessadas nos processos de formação do Profides e nas metodologias do Instituto Fonte.

Ao mergulhar no acervo de documentos produzidos pelo Profides ao longo 12 anos, percebemos padrões e singularidades que tornaram cada edição única e ao mesmo tempo comum nos conteúdos chaves do programa. Nos reunir com o grupo de coordenadores-facilitadores confirmou percepções; ajudou a compreender as mudanças ocorridas; ampliou a percepção de novos elementos; permitiu colher sugestões para o fechamento da etapa de levantamento, para qual tivemos o apoio do Fonte . Certamente que o produto dessa sistematização apoiará a replicação de novas edições do programa e trará referências para outros programas de formação. Saritta Falcão Brito, consultora e integrante da equipe de sistematização.