Biblioteca de São Paulo é finalista em prêmio internacional

Parceira do Instituto Fonte desde 2012 em processos de avaliação, a Biblioteca de São Paulo (BSP) é uma das finalistas do Prêmio Excelência Internacional 2018 na categoria Biblioteca do Ano. O evento, organizado pela Feira do Livro de Londres, anunciou no último dia 9 a colocação da BSP, que concorre ao lado da biblioteca de Oslo (Noruega), Aarhus (Dinamarca) e Riga (Letônia).

“O simples fato de estarmos entre os finalistas deste prêmio, junto com outras três bibliotecas extraordinárias, é o reconhecimento internacional do trabalho feito ao longo desses anos para oferecer à população uma biblioteca cidadã, aberta à diversidade e focada no público e nas comunidades a que serve”, comenta Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social que gere o equipamento.

Um dos diferenciais apresentados foi a transformação da área em que anteriormente existia a Casa de Detenção Carandiru em uma praça cultural. Além disso, a entidade é calcada no conceito de biblioteca viva, que valoriza as pessoas e seus saberes e incentiva a troca de experiências.

A parceria Fonte e SP Leituras

O Instituto Fonte acompanha e apoia o processo de avaliação da SP Leituras desde 2012. A organização atua no campo cultural, promovendo ações de estímulo à leitura e a gestão da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Villa Lobos, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e vários outros projetos, como o Viagem Literária, o Praler (Prazeres da Leitura), a publicação do “Notas de Bibliotecas”, a doação de acervo, entre outros.

Ao longo dos anos a avaliação realizada pelo Instituto Fonte tem avançado para o aprofundamento do olhar sobre os resultados e impactos da atuação da SP Leituras. “Isso tem sido possível porque os instrumentos e rotinas de coleta que respondem ao foco da avaliação foram construídos e são revisitados a cada ano, sendo que, progressivamente, as equipes também têm incorporado as rotinas da avaliação em suas atividades, explica a consultora Martina Rillo Otero, responsável, ao lado de Joana Mussi, pelo processo no Instituto Fonte.

Com as questões essenciais sendo atendidas na rotina da organização, estudos específicos voltados para aprofundamentos temáticos que estão mobilizando as equipes podem ser elaborados e conduzidos pelo Instituto Fonte. “Um bom exemplo é um levantamento mais aprofundado com pessoas que moram nas redondezas das bibliotecas, mas não as frequentam”, abordou Joana Mussi.

Em 2017 a “Avaliação na área da cultura sob uma perspectiva do desenvolvimento social” foi o título do curso ministrado pela consultora Martina Rillo Otero e o Grupo Contrafilé, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. A formação refletiu sobre a avaliação, uma prática cada vez mais difundida socialmente, sob uma perspectiva ao mesmo tempo construtiva e crítica e relacionada à temática cultural.

É possível ler mais sobre esse caso de consultoria no artigo Quando a leitura e a avaliação se encontram – SP Leituras, publicado no Relatório de Gestão 2015 e 2016, do Instituto Fonte.


Sobre o prêmio: é fruto de parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association) e tem como objetivo celebrar as melhores iniciativas internacionais em 17 categorias: audiolivro, livraria, inovação editorial, iniciativa educacional, festival literário, publicação acadêmica, publicação infantil, tradução literária, inovação digital, entre outras. Para cada uma delas, há um júri composto por especialistas na área.

O resultado será anunciado no dia 10 de abril, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo, ao lado da de Frankfurt e Guadalajara.

Com informações publicadas em: https://bsp.org.br/2018/02/27/bsp-e-finalista-de-premio-internacional/

Fotos de divulgação publicadas em: https://bsp.org.br/fotos/