espaço regular de reflexão e de aprofundamento da sua prática
As pessoas vêm manifestando uma necessidade em aprimorar seu ofício, não só porque são profissionais de desenvolvimento, mas também em função da intensa movimentação que temos observado em nosso mundo nos últimos anos.
Grande parte dessa atividade social e política que emergiu em diversos países vem questionando os modelos tradicionais de análise, por não se encaixarem nas institucionalidades construídas até aqui. Compreender esses novos fenômenos e, consequentemente atuar em sintonia com o tempo atual, exige uma nova perspectiva que permita lidar de forma mais abrangente e profunda com o que se apresenta para quem pretende intervir e facilitar processos sociais, cuja base é o que chamamos de leitura de processo.
Ler processos está relacionado com a capacidade de atribuir sentido a um conjunto de fatores que se relacionam e interferem de determinada forma em determinado campo. Desenvolver essa capacidade pode ampliar a perspectiva sobre o campo de modo que os diversos componentes observados se articulam em um todo interdependente e simples. A isso chamamos de uma perspectiva complexa, que é diferente de ser complicada.