O Ativismo Delicado – Uma Abordagem Radical para Mudanças

A obra é um convite para uma reavaliação profunda de nosso papel como ativistas do campo social: não basta valorizar os resultados obtidos se não prestarmos atenção ao processoao modo com que nos posicionamos no mundo. O livreto, que acaba de ser lançado de forma inédita no Brasil, foi escrito por Allan Kaplan e Sue Davidoff, fundadores do The Proteus Initiative. Contém um estudo de caso real sobre a atuação da Cape Flats Nature na conservação da biodiversidade dentro de um contexto marcado pela pobreza e desigualdade social. 
 

“O conceito de tecnologias sociais transforma em commodity a experiência de ser humano, transformando o ativismo em uma tecnologia e deixando de lado a simples humanidade feita de proximidade, presença, intimidade e amor” (página 7)

“O ativismo delicado é verdadeiramente radical por ser consciente de si próprio, e por compreender que seu modo de enxergar é a mudança que se quer ver. Ele anuncia uma alteração sísmica da qual surge uma forma mais social e ecológica de ativismo direcionado para um futuro que sustenta a vida” (página 1)


O Ativismo Delicado 

Allan e Sue vem trabalhando intensamente no Brasil, na África e na Austrália a partir de um modo de pensar e agir no campo social explicitados nessa obra.Os autores vão ao encontro do desenvolvimento orgânico e holístico, tendo a natureza como inspiração para sustentar o crescimento de pessoas e instituições.

O Instituto Fonte, parceiro do The Proteus Initiative, lança essa obra inédita (34 páginas) como parte de um projeto de apoio para que os autores possam editar um novo livro em que essa abordagem para o desenvolvimento social será analisada a partir das experiências e reflexões do trabalho de consultoria e formação de pessoas vivenciados nos últimos 10 anos.

Assim, ao baixar esse livreto e doar financeiramente, você estará apoiando a produção dessa futura obra e contribuindo para sustentar uma abordagem inovadora e necessária ao campo social.
 

Como doar?

– Passo 1: Efetue a contribuição via sistema do Pag Seguro. Um cadastro simples é solicitado, caso você nunca tenha feito uma doação.Qualquer valor doado (R$ 20,00, R$ 50,00 etc) será muito bem-vindo e apreciado!

 

– Passo 2: Preencha os dados do formulário abaixo para identificarmos a sua doação.


Como baixar o livro?
Clique aqui para acessar o arquivo e depois salve em seu computador. Desejamos uma excelente leitura!


Sobre os autores

Allan Kaplan e Sue Davidoff são profissionais de desenvolvimento social, professores e escritores. Eles são autores dos livros: The Development Practitioner’s HandbookArtists of the Invisible (Artistas do Invisível, publicado no Brasil pela Editora Peirópolis), The Developing of Capacity, Dreaming Reality – The Future in Retrospect and The Learning SchoolThe Courage to Lead, Changing your Teaching. Fundaram uma instituição chamada The Proteus Initiative (baseada na Cidade do Cabo, na África do Sul) como veículo para desenvolver os métodos orgânicos e holísticos de J.W. von Goethe em busca de uma nova compreensão e abordagem na esfera da renovação social. O trabalho deles é uma tentativa de enxergar as consequências de uma verdadeira participação, a complexidade de socioecológica e uma consciência emergente que considera a liberdade e a responsabilidade como uma polaridade geradora na busca de integridade. Juntos eles também formaram a Towerland Wilderness, um espaço na natureza selvagem para o aprendizado que possa advir da imersão e da comunhão com a natureza.