Instituto Fonte e Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, convidam para o Diálogo “O desafio da construção e o uso de indicadores culturais”

  • Qual a importância da avaliação na área cultural?
  • Como construir indicadores culturais e mensurar a mudança cultural?
  • Como as políticas culturais influenciam a construção e o uso dos indicadores?
  • Quais os principais desafios da avaliação na área cultural?

Para dialogar sobre essas questões e apresentarem suas experiências convidamos Mauricio Trindade da Silva (gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo), Gabriela Aidar (coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca de São Paulo) e Liliana Sousa e Silva (Assessora Técnica na Unidade de Monitoramento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo)*. 

Quando: 09 de junho

Horário: das 9h às 13h

Onde: Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP, CEP 02030-100, (ao lado da Estação Carandiru do Metrô). Aproveite para conhecer o espaço!

Evento gratuito, mas com inscrições limitadas.

Para inscrever-se, clique aqui!

Este evento faz parte da programação no Brasil da Semana de Avaliação na América Latina e Caribe, promovido pelo CLEAR-LA (http://www.clear-la.org/home/eval2017-brasil/).

  • * Sobre os convidado(a)s

    Mauricio Trindade da Silva é doutorando em Sociologia da Cultura pela USP e gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Abordará a metodologia empregada numa investigação (que se encontra em fase final) sobre os públicos frequentadores do Sesc, abrangendo as unidades da capital e do interior. A especificidade dessa metodologia de pesquisa sobre públicos pode contribuir para a discussão sobre as problemáticas no campo da avaliação.

    Gabriela Aidar é especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (ambos da USP) e titulada em Master ofArts in MuseumStudies(Universidade de Leicester, Inglaterra). Atualmente coordena os Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca de São Paulo.A apresentação de Gabriela abordará a pesquisa avaliativa feita pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca para um curso de formação para educadores sociais desenvolvido há 12 anos pelo museu, a partir de dados quantitativos e qualitativos da trajetória dessa formação e de seus participantes, afim de contribuir para a reflexão acerca de seus impactos.

    Liliana Sousa e Silva é socióloga, doutora em Cultura e Informação pela ECA/USP. Desenvolve estudos e pesquisas em políticas culturais e gestão cultural, além de prestar consultoria a instituições e programas culturais. Atualmente é Assessora Técnica na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Abordará alguns dos desafios enfrentados na construção de indicadores para monitoramento e avaliação das ações executadas no âmbito da parceria da SEC SP com Organizações Sociais de Cultura.