Como é possível agir diante da ameaça das queimadas?

Ações de formação e articulação, como a experiência dos Nudecs, podem inibir a incidência de comportamentos de risco 

A ameaça das queimadas é muito comum no inverno, quando, junto com a temperatura, também caem os índices de humidade do ar. Umas das funções do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), além de articular a comunidade para atuar em momentos de risco diante dos desastres socioambientais, é favorecer a ação de agentes locais capazes de intervir em momentos e situações de risco.

Roberta Dutra, articuladora de 10 diferentes Nudecs pelo Projeto Fortalecendo a Resiliência aos desastres na Região Serrana do Rio de Janeiro, explica que é possível perceber o resultado do trabalho quando as pessoas começam a trazer os relatos de situações reais.

Um caso importante está relacionado ao Nudec da Posse, localizado no Distrito com o mesmo nome. Lá, o grupo, que já está iniciando as ações de formação na comunidade, identificou situações de risco e planejou a primeira intervenção direta. Devido à região ser rural, com agricultores que ainda usam, erroneamente, a queimada do solo para renovar a plantação e onde ainda é comum o hábito de colocar fogo no lixo, as queimadas representam um grande risco nessa época de estiagem.

Os integrantes do Nudec convidaram a Defesa Civil do município, pois desenvolvem a Campanha Queimada Não. No centro do Distrito, em uma rua com muita circulação, moradores, estudantes, equipe do projeto fizeram uma ação pública para informar sobre leis e sensibilizar sobre comportamentos seguros. “É um processo que estão fazendo, de construção coletiva”, informou a coordenadora de campo.

Jordan Santos Alves, de 14 anos é integrante do Nudec da Posse e participou de todo o planejamento e da própria ação de sensibilização. O jovem agente comunitário conta que à tarde, quando voltou pra casa, percebeu a ação de moradores queimando o lixo, sem cuidados e precauções.

Achei que devia intervir. Fui conversar e falei sobre a facilidade com que o fogo se espalha e o perigo de atingir outras casas da comunidade. Entreguei o panfleto distribuído durante a manhã, com informações sobre como agir em situações de queimadas e as punições legais existentes para cada caso. Muita gente não sabe que é proibido por lei”, relata.

Para Roberta, o sentido do Nudec é provocar essa atenção diária para situações simples que podem se tornar perigosas nas comunidades. “É a capacidade em perceber os riscos e sobretudo conseguir sensibilizar as pessoas sobre o que deve ou não ser feito. E, nesse sentido, entendo a ação de Jordan como fundamental para a prevenção de desastres socioambientais futuros”, completa.

O que é um Nudec?

O Nudec é um grupo comunitário e voluntário, organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, e que participa de atividades de Defesa Civil. A instalação do núcleo é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres, além de, em situação de normalidade, atuar no planejamento de ações de Defesa Civil que visem a proteção comunitária.

As principais atividades do Nudec são: incentivar a educação preventiva; organizar e executar campanhas; cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade; coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição; promover treinamentos; manter contato permanente com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Comdec, e; colaborar na execução das ações de Defesa Civil.

É intenção que os núcleos tenham um caráter permanente, como forma de organização popular não só no período de emergência, mas também como forma regionalizada de atuação. O objetivo é complementar as ações da prefeitura e Estado no gerenciamento de áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação do homem.

Alguns exemplos de ações preventivas e operativas dos NUDECs*:

  • Auxiliar na identificação de pontos de alagamento e inundação para a alimentação do Mapa de Risco;
  • Atuar junto à população para orientar e estimular a proteção ambiental, desenvolvendo e participando ativamente e campanhas de preservação do meio ambiente, proteção de mananciais, cuidados com o lixo e prevenção de doenças de veiculação hídrica;
  • Identificar na comunidade os pontos de referência para comunicação e informação à população;
  • Fornecer à população informações sobre procedimentos em caso de chuvas fortes ou estiagem prolongada e seca;
  • Observar a situação local quanto às condições de iminência de chuvas e seu agravamento;
  • Manter atualizada lista de telefones de pessoas para contato em caso de emergência;
  • Identificar na comunidade as pessoas passíveis de auxílio em situações de emergência;
  • Identificar locais que poderão servir como abrigo em situações de emergência, e;
  • Participar do planejamento de ações de Defesa Civil.

Saiba as comunidades de Petrópolis que já contam com Nudecs:

  • Comunidade da Independência/Taquara
  • Morin
  • 24 de Maio
  • Vista Alegre/Araras
  • Vila Rica
  • Posse
  • Glória
  • Bingen
  • Vale do Cuiabá e adjacências (Gentio/Benfica/Madame Machado)
  • Estrada da Saudade

 

Para participar de algum Nudec ou articular um em sua região, entre em contato com o projeto.

Fortalecendo a Resiliência aos Desastres na região serrana do Rio de Janeiro.

Contato: Tião Guerra  (coordenador do projeto) – (22) 981349434

*Fonte: http://www.disaster-info.net/lideres/portugues/04/apresentacoes/alunos/daniela_lopes/NUDEC.doc