Interessado em conhecer a arte no social ou a arte do social?

O IP/USP realizará o II Seminário de Estética Social: Imagem e Comunidade

Em sua segunda edição, o foco do Seminário de Estética Social será os desafios das imagens na pesquisa, particularmente no conhecimento de comunidades. No campo da psicologia social, é crescente o número de referências a imagens, seja de modo específico acerca dos métodos visuais, seja de modo amplo sobre o lugar das imagens na vida social, o imaginário e a imaginação.

Os objetivos deste encontro são:

  1. Refletir sobre as relações da psicologia com os estudos dedicados às imagens, particularmente na atuação em comunidades.
  2. Discutir como o conhecimento sensível aplica-se à vida comunitária, em uma forma de pesquisa compartilhada.
  3. Compreender o conceito de experiência estética por meio das imagens, de modo unificado pelo corpo, em suas múltiplas categorias de significados.

            Os Seminários de Estética Social surgiram como espaço de diálogo entre os interessados em entender o lugar das artes na vida social, reconhecendo as múltiplas repercussões das artes na sociedade.

Os debates buscam estabelecer uma ponte entre as práticas sociais e o debate acadêmico. A organização contempla pontos de vista e abordagens teóricas diferentes. O centro temático é a noção de “estética social”, fomentada pelo filósofo Arnold Berleant, por meio da qual o conceito de estética vai além das categorias artísticas, referindo o conhecimento sensível resultante da reflexão sobre a prática social.

 

Quando:

Dias 21 e 22 de setembro de 2017

Quinta-feira e sexta-feira, das 8h às 17h.

Onde:

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP

Auditório Carolina Bori, Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco G, térreo.

Quanto:

Evento gratuito (vagas limitadas 200 pessoas)

Site: https://grupoesteticasocial.wordpress.com

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, Banco Santander –  Edital de Apoio à realização de Evento Científico (2017) e Eventos IP/USP