Escuta Nordeste 2018: inscrições prorrogadas até 15 de setembro

Diante do emaranhado de mudanças que vimos assistindo no cenário político-institucional do país, do seu impacto na desconstrução de programas sociais e retrocesso na conquista de direitos, nos pareceu importante abrir um ambiente de ‘ouvidoria Fonte’. Algo que nos ajudasse e às organizações a ver mais sobre o momento e seus desdobramentos. Algo que apresentasse aos atores sociais de Pernambuco, Ceará e Alagoas o diferencial desse jeito do Instituto Fonte de atuar”.

Saritta Falcão Brito, consultora do Instituto Fonte

A partir dos resultados alcançados em 2017, o Instituto Fonte lança a segunda edição do Projeto Escuta Nordeste, que busca apoiar as organizações diante da atual conjuntura política-econômica-social do país, por meio de escuta e facilitação diferenciada, com perguntas capazes de gerar novas reflexões sobre suas práticas.

Proposto pelas consultoras Helena Rondon (PE), Saritta Falcao Brito (PE) e Suzany Costa (CE), o Escuta NE tem o propósito de oferecer uma oportunidade de aprendizagem organizacional sobre uma situação real que a organização queira entender e encontrar soluções para lidar melhor com ela. Além de oferecer também uma abordagem metodológica que poderá ser multiplicada por um grupo estratégico, para outros temas e equipes desta organização.

As consultoras atuarão em duplas para apoiar o grupo de representantes na identificação de:

  • quais elementos atuam nessa situação?
  • que compreensões emergem ao revisitá-los juntos? 
  • que motivação isso gera em cada um?
  • o que pode ser diferente numa próxima situação?

As organizações interessadas em participar do Escuta/NE deverão responder o formulário sobre qual a situação-problema que querem estudar e indicar uma proposta de data e horário para reunir a equipe envolvida, por até 4 horas, no período de 20 DE SETEMBRO à 15 DE NOVEMBRO de 2018.

As organizações devem estar cientes de que somente os honorários das consultoras são pró-bono e que despesas de deslocamento, hospedagem (se necessário) e alimentação são de responsabilidade das organizações contempladas.

Além desta atividade de escuta e aprendizagem organizacional, as facilitadoras irão organizar  três LABs Escuta NE e produzir um novo artigo sobre o processo junto a essas novas organizações.

Serão contempladas 18 organizações e, devido à parceria com o Grupo Recife de Aprendizagem (GRA), ampliamos a área geográfica, incluindo as organizações de Alagoas, além de Pernambuco e Ceará. O resultado será divulgado no site do Instituto Fonte em 15 de setembro.

 O Escuta NE foi um momento bem prazeroso, que a gente pode realmente se escutar e rever alguns processos que estávamos fazendo, principalmente na área da mobilização de recursos. O momento com as organizações reunidas foi mais um de fortalecimento, de ver o nosso conjunto e que estamos nos mesmos processos, nós organizações que integramos o movimento social. O projeto é louvável, tanto o momento na instituição, como todos reunidos pra fazer esse alinhavar da escuta. Foi um momento de escutar, de poder dizer novas possibilidades e, além disso, foi interessante, revigorante e prazeroso”. 

Fátima Pontes, mestre em Educação e coordenadora Executiva da Escola Pernambucana de Circo.

Conheça as consultoras…

 

Helena Rondon – Consultora e facilitadora de processos, associada ao Instituto Fonte desde 2007 e membro do colegiado gestor. Mestra em Gestão Pública pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Profissional de comunicação, especialização em marketing na ESPM-SP e em Fund Raising pela Indiana  University Center on Philanthropy  em  parceria com Instituto Procura – México. Participante da Pós-Graduação “Reflective Social Practice” realizada pelo The Proteus Initiative de Cape Town, África do Sul, em parceria com o Crossfields Institute, de Londres, na Inglaterra e a Alanus University de Bonn, Alemanha. Atuou por 15 anos no setor privado e desde 1999 vem atuando no Terceiro Setor. Coordenou a  área de Mobilização de Recursos dos Doutores da Alegria – Recife e foi coordenadora executiva da Aliança INTERAGE. Professora dos módulos de Mobilização de Recursos, comunicação, MKT Social  e planejamento estratégico do curso de extensão da FCAP – Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco da UPE e  da pós-graduação de Gestão do Terceiro Setor da Universidade  Mackenzie(PE) e do IPOG(GO).  Mora em Recife (PE). Contato: helena@institutofonte.org.br
Saritta Falcão Brito – Consultora associada desde 2012, tem trabalhado com facilitação de processos de planejamento, comunicação, sistematização e aprendizagem de adultos. Preside o Conselho Deliberativo da Fundação Mamíferos Aquáticos e faz parte do Grupo Recife de Aprendizagem (GRA), que realiza iniciatvias para disseminar a Prática Social Reflexiva no campo acadêmico. Antes de ingressar no Instituto Fonte, foi superintendente do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, criado pelo Programa LIP – Leadership of Philantropy (Fundação W.K Kellogg), onde coordenou o Programa Lidera – Programa para Lideranças Empresariais Sustentáveis, o Programa Parcerias entre Empresas e Ongs e o primeiro Seminário Internacional de Cidadania Empresarial e Negócios Sociais. Possui formação em Administração de Empresas e especializações focadas em desenvolvimento de índivíduos e organizações, onde se  destaca o PROFIDES: A Arte e o Ofício de Ajudar o Mundo a Mudar (Instituto Fonte) e o III Social Leadership Seminar (Laspau, Cambridge – MA/EUA). Atualmente é pós-graduanda no programa “Reflective Social Practice”, pelo Crossfields Institute (UK) e Alanus University, em Bonn, Alemanha. Mora em Olinda (PE). Contato: saritta@institutofonte.org.br
Suzany Costa – Consultora e facilitadora de processos, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, atua no campo social desde 1992 em projetos e programas em áreas rurais e urbanas no nordeste do Brasil, especialmente para gestão e desenvolvimento organizacional, juventude, formação para lideranças sociais.  Atuou na gestão de projetos, programas e organizações não governamentais durante 14 anos. Consultora associada do Instituto Fonte desde 2015. Mora em Fortaleza/Ceará. Contato: suzany@institutofonte.org.br

As inscrições foram prorrogadas até dia 15 de Setembro, e devem ser feitas no formulário abaixo.