Escola da Juventude realiza seu primeiro encontro

O primeiro encontro da Escola da Juventude aconteceu no dia 25 de novembro, no Centro Mariapólis, em Igarassu. Estiveram presentes 33 jovens dos 48 selecionados.

A atividade trabalhou as habilidades sociais, capacidade de escuta e a biografia de cada pessoa. O clima de confiança e interação do grupo foi incrível.

Convidados apoiadores do Instituto Coca-cola e a equipe do Polo Ginetta de Economia de Comunhão estiveram conosco.

Dia 02 e 16 de dezembro tem mais.
#escoladajuventude #institutofonte #fontedejuventude

 

Alguns vídeos das dinâmicas:

 

Seguem as informações sobre os próximos passos:

Para entrar em contato escreva para: escoladajuventude@institutofonte.org.br

 


O objetivo da Escola da Juventude é o de criar um ambiente propício para que jovens

  1. possam conhecer e aprofundar suas compreensões sobre suas comunidades e a complexidades das relações e questões que a permeiam;
  2. possam conhecer e discutir sua própria condição de jovem, o papel de cada um face ao seu próprio desenvolvimento e face ao desenvolvimento de suas comunidades;
  3. tenham espaços para descobrir e aprimorar suas capacidades e habilidades de liderança e de empreendedor, colocando-as a serviço de seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade, e
  4. tenham oportunidades de se experimentarem e melhores condições de atuar, em suas próprias vidas, com a plenitude de seus potenciais.
  5. criem e desenvolvam seu projeto para atuar no mundo de forma empreendedora.

Sobre a região

De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, a população da região da Mata Norte do Estado de Pernambuco conta com um total 30.635 jovens na faixa etária de 16 a 29 anos. No entanto, a maioria dos projetos realizados na região contempla outros públicos, prioritariamente crianças.

As alternativas de educação profissionalizante (Cursos do SENAC e do IFPE – Instituto Federal de Pernambuco) surgiram para contribuir no preenchimento das oportunidades de trabalho e renda oferecidos pelas empresas estabelecidas na região nos últimos anos.

A transformação econômica radical aconteceu com a implantação do Polo Industrial de Goiana, que inclui a indústria, farmacoquímica, vidreira e automotiva. A intensa transformação ocorre, principalmente, pela chegada da nova fábrica de automóveis da Fiat. É uma região de forte cultura canavieira, que teve nos últimos seis anos seu PIB elevado em 203%.

O projeto acontece em parceria com funcionários da empresa Arconic (por meio da Fundação Arconic) e o apoio da organização Ponto Cidadão e a empresa Itamaracá Transportes.