CEU da Posse recebe a primeira oficina de articulação do projeto “Fortalecendo Resiliências”

Cerca de 60 pessoas estiveram reunidas no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça Corta Rio, na Posse, em Petrópolis, durante a primeira oficina de articulação do projeto “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio de Janeiro”.

A região do 5º Distrito será um dos 10 territórios com atividades do projeto, que pretende fortalecer e apoiar o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de prevenção e de ação das comunidades diante das catástrofes socioambientais provocadas pela chuva.

O CEU da Posse é um centro de referência acessado por várias comunidades da região para esporte, biblioteca e outras atividades culturais. O projeto pretende articular localmente dois Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), um com jovens da região e outro aberto para toda a comunidade.

A oficina aconteceu em 17 de novembro.  

O projeto:

“Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro” é uma ação do Instituto Fonte, Instituto C&A, Save the Children para articular a ação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), que são estruturas voluntárias criadas nos territórios para prevenção, socorro e reconstrução frente a possibilidade das tragédias socioambientais, e as escolas públicas. O projeto também prevê apoio financeiro para projetos propostos pelos próprios grupos comunitários, como forma de fortalecimento do espírito de co-responsabilização.

Petrópolis foi escolhida por ser a cidade com maior vulnerabilidade da Região Serrana e por possuir grande capacidade de articulação entre os atores e lideranças envolvidas.

A ação é parte de uma articulação mundial da C&A Foundation, em parceria com a Save the Children, para reforçar estratégias de segurança diante de desastres naturais.