Projeto Fortalecendo a resiliência divulga sua agenda do segundo semestre de 2017

Em cooperação com as Secretarias Municipais de Defesa Civil e Educação de Petrópolis e a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – ESDEC-RJ, os eventos estão programados para acontecerem nas escolas e outros espaços públicos de Petrópolis

As ações propostas pelo projeto Fortalecendo a Resiliência aos Desastres na Região Serrana do Rio de Janeiro já foram implementadas em dez escolas municipais de Petrópolis, que representam diferentes territórios da cidade.

O projeto tem o objetivo de estimular redes comunitárias de redução de risco de desastres (RRD), com capacitação e estreitamento da cooperação entre escolas municipais e Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Para o segundo semestre, importantes ações de formação e mobilização das comunidades estão agendadas. Elas fazem parte da proposta de fortalecer a formação e o debate de temas estratégicos, envolvendo agentes locais e articulando ações capazes de reduzir os impactos gerados pelos desastres socioambientais.

A coordenadora de campo do projeto, Roberta Dutra, destaca a importância desses eventos em favorecer a integração dos segmentos envolvidos nas ações, como escolas e Nudecs. “Além disso, é importante dizer que essa agenda do segundo semestre é pública e teremos oportunidade de apresentar para sociedade e pra todos que acompanham o projeto as ações que estão sendo desenvolvidas desde o início, como a metodologia, as ferramentas construídas, os planos de ação, as práticas adotadas”, explica Roberta.

O encerramento do projeto ocorrerá em dezembro, com um seminário envolvendo escolas e comunidades participantes nos dez territórios de Petrópolis,assim como os parceiros e financiadores do projeto. Para esse seminário, serão convidados os demais municípios vizinhos da região serrana do RJ, para o compartilhamento dos aprendizados.

A tabela com todos os eventos do segundo semestre está no final da publicação.

Sobre o projeto: Fortalecendo a Resiliência faz parte de uma pesquisa mundial, que conta com apoio da C&A Foundation (Instituto C&A no Brasil) e coordenada pela Save the Children, e que engloba cinco países: China, Índia, Bangladesh, México e Brasil, sendo que no Brasil, o projeto ocorre em Petrópolis.

No Brasil, é implementado pelo Instituto Fonte e sua proposta consiste em integrar as ações de diferentes atores sociais: escolas, Nudecs, com a realização cooperativa de microprojetos em cada uma dessas dez comunidades. A sistematização da implementação do projeto nos dez territórios nos quais se propõe atuar,se transformará em um treinamento para os professores da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), sobre a construção de comunidades resilientes, a fim de tornar essa metodologia acessível para os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

   

Informações: Tião Guerra (coordenador do projeto) – (22) 981349434

*as fotografias foram tiradas durante atividades de formação do projeto.